1 de abr. de 2009

Anime - Princesa Mononoke - Studio Ghibli



Mononoke Hime (japonês: もののけ姫, Princesa Mononoke em português) é um filme de animação japonês (anime) dirigido por Hayao Miyazaki, produzido pelo Studio Ghibli. A data de estreia no Japão foi 12 de Julho de 1997, a estreia no restante do mundo aconteceu a partir de 1999 (menos em terra brasilis, este filme não foi exibido por aqui!).

Se você nunca assistiu um anime, recomendo muito começar por este, pois ele é mágico. Um enredo perfeito, uma história elaborada, uma trilha sonora impecável... E não foi exibido em nosso país. E duvido que você encontre na sua locadora. Mas tente e pressione para que disponibilizem esta fantástica obra. Vale realmente cada minuto... Encontrei disponível uma versão no youtube (iutubio?) com áudio em japonês e legendas em inglês. Também encontrei um documentário sobre esta soberba produção e uma apresentção do compositor da trilha. Espero que se divirtam!

Sobre o enredo

Japão, Era Muromachi. Aquele era um tempo de muitas mudanças, onde os homens ainda conviviam com feras e deuses. Mas a paz só duraria até um inevitável dia em que tudo seria posto abaixo e o homem mostraria do que era capaz. Um terrível demônio que possui o corpo de Deus-Javali, estava deixando a floresta e se dirigindo ao vilarejo dos Emishi, um povo nobre cujo príncipe chama-se Ashitaka, ele é quem se encarregará de parar o terrível Deus-Javali (na verdade um "Tatari Gami", ou "Deus da Maldição") que estava a caminho de sua região, e com certeza iria destruí-la. Mas o resultado dessa batalha é que ele acaba recebendo uma maldição, posta pelo demônio pouco antes de morrer. Condenado, Ashitaka decide deixar seu povo e segue para o oeste, em busca da cura para o seu problema.

Sem que ele soubesse, no oeste, os mineradores de ferro e os deuses-animais travam uma grande batalha. Do lado dos deuses-animais se encontra San (a princesa Mononoke), uma jovem garota que foi adotada e criada por uma tribo de deuses-lobo. Seu ódio pelos humanos que querem destruir a floresta dos deuses é tão grande, que ela acaba esquecendo-se de sua própria humanidade. Mas sua vida muda quando ela conhece o jovem príncipe Ashitaka, que passa a amá-la.

As coisas não estão fáceis, já que os mineradores da aldeia liderada por Lady Eboshi só querem que sua terra seja um lugar bom e estável para se viver e seria da floresta que eles retirariam as riquezas minerais, nem que para isso animais fossem mortos e árvores fossem derrubadas.
Ashitaka acaba tendo que ajudar San e os deuses-animais contra as intenções destrutivas do homem contra a natureza. Ele também descobrirá o verdadeiro motivo de ter sido amaldiçoado e sua missão naquela guerra.

Primeiro a música:


Os 10 primeiros minutos da obra, legendas em inglês:


Para finalizar, o documentário, fantástico! (leg. em inglês)


Também encontrei uma matéria bem interessante sobre o filme na revista de cinema Contracampo.

É isso,
Espero que apreciem a dica!

(fontes: wikipedia e youtube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário