21 de nov. de 2008

110º Aniversário de René Magritte


René François Ghislain Magritte (Lessines, 21 de Novembro de 1898 - Bruxelas, 15 de Agosto de 1967) foi um dos principais artistassurrealistas belgas, ao lado de Paul Delvaux.

Pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, ultilizou-se de processos ilusionistas, sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos objetos e a atmosfera irreal dos conjuntos.

Suas obras são metáforas que se apresentam como representações realistas, através da justaposição de objetos comuns, e símbolos recorrentes em sua obra, tais como o torso feminino, o chapéu côco, o castelo, a rocha e a janela, entre outros mais, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real. (+)


Descobri esse cara há muito tempo, desde que comecei a pesquisar design... Diga-se de passagem, minha opinião sobre ele é: O cara é estupendo! Me deixa estupefato! Selecionei estas duas imagens, a do cachimbo e a que foi utilizada para ilustrar a capa da edição que possuo do Ensaio sobre a cegueira, do Saramago...



Um comentário:

  1. Ronald,

    Nem mesmo olhando ao espelho conseguimos ver-nos,a nossa essência está de costas voltadas,para muitos...

    O Surrealismo faz pensar,abalar as nossas ideias mais habituais,tentando estremece-las e levar-nos por outros caminhos.

    Abraço amigo,
    joao

    ResponderExcluir