23 de nov. de 2008

A Arte Sequencial (ou se preferir, Histórias em Quadrinhos)



Ler ou não ler, eis a questão. Leio desde que me conheço por gente. Ou macaco, o que preferir. Ler abre as portas de outras mentes. Você consegue o poder de ler mentes! Seja qual for a mídia, o fato é que você está penetrando na mente de outra pessoa. Você está na minha mente agora. E eu tentarei te mostrar o que vejo sobre histórias em quadrinhos. Houve uma época em minha vida, que frequentei gibitecas. Lí tudo o que pude, isto é, quase tudo. Aí, um dia, um lindo dia, na biblioteca central da UEL, na prateleira de Design, eis que me deparo com um cara, um norte-americano de nome escocês, o Scott Mccloud. Título do livro? Desvendando os Quadrinhos. Quando peguei o livro e abri à esmo, quase caí de costas... Era um LIVRO de 220 páginas... EM QUADRINHOS! Claro que depois de devorar o Desvendando, fui atrás e descobri mais duas obras... Reinventando os Quadrinhos e Desenhando Quadrinhos. Gente, o conteúdo destes livros, principalmente o Desvendando, é algo irreal. Foi como se eu tivesse conseguido montar um quebra-cabeças de 300.000 peças... 
Ouso dizer que o universo das histórias em quadrinhos se divide em A.S. e D.S., isto é, antes do Scott e depois do Scott. Hoje tenho a versão física destes três livros e como sou um cara legal, vou disponibilizar meu "backup" do Desvendando os Quadrinhos para os leitores deste blog, para que tenham acesso à informação. Sou contra a pirataria, se você fizer o download do arquivo ler e gostar, compre o livro. Garanto que será outra experiêcnia do que apenas visualizar numa tela de computador o conteúdo. Sem contar que você não dependerá de energia elétrica para acessar o conteúdo, poderá ler o livro na cama, a luz de uma chama de vela. ;)
Quem REALMENTE gosta de quadrinhos não pode perder esses livros. Sem contar que o autor é da família do Highlander !!! :)

Todas as imagens deste post vieram do site do Scott, aqui.
Download do Desvendando os Quadrinhos, aqui.
Espero que apreciem!

5 comentários:

  1. Baixei o arquivo, mas ainda não vi.
    Vou dar uma olhadaz com calma.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Meu nome é Luciana, mas pode me chamar de Lu. Você foi o meu comentarista do último post que mais se destacou. Adorei! Pelo que vi, você escreve muito bem, com uma tiradas de humor, o que torna a leitura agradável. Agora preciso ir, tenho que dar aula amanhã. Um beijo! Quem sabe de madrugada, (amanhã) eu passe por aqui de novo.

    ResponderExcluir
  3. Eu li estes livros há alguns anos. E concordo: há o antes e depois. Tenho que comprá-los qualquer hora desta - é a típica coisa que você tem que ter no escritório de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Gostei muito do seu blog e das fotos de seu trabalho.Mantenha o sonho!!

    Cheguei aqui pelo diHITT.

    Abraços,
    Iêda

    ResponderExcluir
  5. Ler, ler e ler sempre! Ótimo post, Ronald. Sou apreciador de quadrinhos e de arte em geral e gostei muito do seu blog. Esse livro deve ser maravilhoso! Um forte abraço e aguarde novas visitas!

    ResponderExcluir