23 de nov de 2008

A Arte Sequencial (ou se preferir, Histórias em Quadrinhos)



Ler ou não ler, eis a questão. Leio desde que me conheço por gente. Ou macaco, o que preferir. Ler abre as portas de outras mentes. Você consegue o poder de ler mentes! Seja qual for a mídia, o fato é que você está penetrando na mente de outra pessoa. Você está na minha mente agora. E eu tentarei te mostrar o que vejo sobre histórias em quadrinhos. Houve uma época em minha vida, que frequentei gibitecas. Lí tudo o que pude, isto é, quase tudo. Aí, um dia, um lindo dia, na biblioteca central da UEL, na prateleira de Design, eis que me deparo com um cara, um norte-americano de nome escocês, o Scott Mccloud. Título do livro? Desvendando os Quadrinhos. Quando peguei o livro e abri à esmo, quase caí de costas... Era um LIVRO de 220 páginas... EM QUADRINHOS! Claro que depois de devorar o Desvendando, fui atrás e descobri mais duas obras... Reinventando os Quadrinhos e Desenhando Quadrinhos. Gente, o conteúdo destes livros, principalmente o Desvendando, é algo irreal. Foi como se eu tivesse conseguido montar um quebra-cabeças de 300.000 peças... 
Ouso dizer que o universo das histórias em quadrinhos se divide em A.S. e D.S., isto é, antes do Scott e depois do Scott. Hoje tenho a versão física destes três livros e como sou um cara legal, vou disponibilizar meu "backup" do Desvendando os Quadrinhos para os leitores deste blog, para que tenham acesso à informação. Sou contra a pirataria, se você fizer o download do arquivo ler e gostar, compre o livro. Garanto que será outra experiêcnia do que apenas visualizar numa tela de computador o conteúdo. Sem contar que você não dependerá de energia elétrica para acessar o conteúdo, poderá ler o livro na cama, a luz de uma chama de vela. ;)
Quem REALMENTE gosta de quadrinhos não pode perder esses livros. Sem contar que o autor é da família do Highlander !!! :)

Todas as imagens deste post vieram do site do Scott, aqui.
Download do Desvendando os Quadrinhos, aqui.
Espero que apreciem!