31 de mar. de 2009

Marcelo Tas (dicas para blogueiros)




Nascido em 1959, Marcelo Tristão Athayde de Souza (entendeu o Tas?) é uma das personagens mais polivalentes da mídia brasileira, tendo sido repórter, ator, apresentador, roteirista e diretor de diversos programas de televisão e rádio.

Ficou nacionalmente conhecido pelo seu personagem humorístico Ernesto Varela, um repórter fictício que ironizava personalidades políticas da época da abertura, apresentando-lhes perguntas desconcertantes. Ficou célebre e entrou para a história com a sua pergunta direta a Paulo Maluf que, surpreso, virou as costas e deixou a sala em que estavam:
"Muitas pessoas não gostam do senhor, dizem que o senhor é corrupto. É verdade isso, deputado?".

Também ficou famosa a briga que teve com o então dirigente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e deputado Nabi Abi Chedid, nos bastidores da Copa do Mundo de 1986.
Também foram marcantes suas participações nos programas Video Show na Rede Globo, Vitrine na TV Cultura, e Saca-Rolha, ao lado de Lobão e Mariana Weickert na Rede 21 e posteriormente na PlayTV bem como sua atuação como diretor e roteirista de programas premiados internacionalmente, como o Rá-Tim-Bum (onde interpretava o estereotipado Professor Tibúrcio) e o Castelo Rá-Tim-Bum (Telekid, que respondia sempre o "porque sim não é resposta"). Escreveu ainda o roteiro para o Programa Legal e coordenou a criação de 1.140 edições do Telecurso 2000.

É graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP, em 1982. Iniciou o curso de graduação em rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes da USP em 1980, mas não o concluiu. Tem curso de Aperfeiçoamento Profissional em Cinema e Televisão e em Multimédia e Novas Tecnologias pelo Fullbright Scholarship Program na Tish School of Arts da Universidade de Nova Iorque, realizados entre 1987 e 1988.

Tas já foi colunista do jornal O Estado de S. Paulo (caderno "Link", 2004-2005). A partir de março de 2008, Tas tornou-se apresentador do programa CQC, na Band, ao lado de Rafinha Bastos e Marco Luque, o que lhe rendeu mais projeção nacional atualmente. O programa, que segue uma linha de perguntas humorísticas sobre questões políticas fez relembrar Ernesto Varela, antigo personagem seu. Marcelo também tem o seu próprio blog, o Blog do Tas (www.blogdotas.com.br), mantido no ar pelo UOL desde Agosto de 2003.

(retirado e parcialmente modificado da wikipédia em 31/03/2009)

Sou fã do Tas desde a época do Varela. Para quem não o conheceu ou gosta de saudosismo, pincei dois vídeos muito bons... Divirtam-se!


Ernesto Varela no Comício das Diretas Já! (1984)


Seleção dos melhores momentos de Ernesto Varela, o Repórter

Agora que já o apresentei, encontrei uma coisa muito interessante e que pode ser do interesse de outros blogueiros , verdadeiramente o motivo deste post:


Marcelo Tas dá dicas para blogueiros

3 comentários:

  1. Olá Ronald!
    Bela garimpagem, amigo. Biografia e mais vídeos, excelentes. Alé do que, o cara é bom, não acha?!
    Grande abraço
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Tas é um dos melhores jornalistas que existem no Brasil. Ele é talentoso e versátil, conseguindo se encaixar em tudo. Além disso, tem um blog muito bom. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita e pelos comentários, rapazes!

    ResponderExcluir