28 de mai de 2009

Música - The Eagles - Hotel California


Download do álbum Hotel California

Advinhem qual era música em primeiro lugar na billboard dos EUA quando eu nasci.

Pena que o álbum não me agradou tanto, na minha opinião, as outras canções são bem fraquinhas comparadas com a faixa-título. Mas.. Cá o tenho.

Engraçado, levei anos procurando esse disco, imaginava-o fantástico... Quando o tive em mãos e o ouvi inteiro... Serei sincero, foi decepcionante. Posso dizer que o The Eagles se superaram na faixa-título. Mas vamos às curiosidades:

O álbum demorou oito meses para ser gravado, entre Março e Outubro de 1976. O disco traz a música de maior sucesso do grupo: a faixa-título Hotel California, além de outros sucessos como New Kid In Town e Life In The Fast Lane

Teve participação do guitarrista Joe Walsh já como um membro fixo da banda, ele que tinha se juntado ao grupo no ano anterior, ocupando o lugar de Bernie Leadon.

Está em 37° na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone, divulgada em 2003.

Esta famosa música do grupo Eagles faz referência aos rumores sobre a estada num hospital psiquiátrico. Embora com muitas teorias em relação à letra da música, "Hotel Califórnia" foi a denominação dada ao "Camarillo State Hospital", localizado no município de Ventura, entre Los Angeles e Santa Bárbara, que esteve em operação de 1936 a 1997. 

Durante o seu apogeu entre as décadas de 1950 e 1960, o Hospital estava na vanguarda do tratamento de pessoas com problemas mentais. Exemplo disto foram os procedimentos médicos desenvolvidos para a esquizofrenia. Muitos destes programas iniciados no "Camarillo" ajudaram pacientes, anteriormente relegados a uma vida de confinamento em uma instituição, serem capazes de sair do hospital e se tornarem (pelo menos quase) independentes.

O Hospital continuou a ser um líder na pesquisa de medicamentos e terapias nos anos subsequentes. Fora um dos primeiros a lidar com autismo.

O hospital encerrou suas atividades em final de Junho de 1997 com os pacientes, pesquisas e instalações movidas para outros locais. Devido à proximidade com a mídia de Los Angeles, foi referido em filmes, televisão e música. Alguns famosos que sofreram de doenças mentais, tuberculose ou desintoxicação por drogas ou álcool, estiveram lá para se recuperar. 

Charlie Parker Jr. escreveu, enquanto esteve se desintoxicando do vício de heroína, "Relaxing in Camarillo".

"Camarillo" foi destinado a se transformar em uma prisão, contudo, por interesse da comunidade, hoje é a Universidade do Estado da Califórnia. A maioria dos edifícios do Complexo foram preservados e restaurados, inclusive a torre com sino das missões, original de 1930, que é referenciado nesta música.





(trechos retirados da wikipedia sobre o álbum, sobre o single)