22 de mar de 2009

HQ - Orgulho de Bagdá - Brian K. Vaughan / Niko Henrichon


Poucas são as histórias capazes de realmente me emocionar. Esta é uma delas. Quero que a apreciem como eu apreciei. Espero que sintam o que senti, que acredito ter sido o rasgo de lucidez que o autor sentiu. As ações humanas tem conseqüências danosas para o planeta, mas preferimos ignorar isso e continuar vivendo nossas vidas mesquinhas, hedônicas e insignificantes. Trecho retirado do documentário Terráqueos:

O vencedor do Prêmio Nobel, Isaac Bashevis Singer, escreve em seu livro de maior sucesso, "Enemies" (Inimigos), o seguinte: Por mais que Herman tivesse testemunhado o abate de animais e peixes, ele sempre tinha o mesmo pensamento: no seu comportamento em relação aos animais, TODOS os homens são Nazistas. A presunção com a qual o homem pode fazer o que quiser com outras espécies exemplifica as teorias racistas mais extremas - o princípio da "lei do mais forte".

Essa HQ é baseada em fatos reais (!!!), que aconteceram em 2003.

Surpreenda-se! E espero que goste tanto quanto eu.


Sinopse - Em 2003, depois de um bombardeio norte-americano na cidade de Bagdá, no Iraque, quatro leões escapam do zoológico local – e, em meio à devastação causada pela guerra, descobrem que existe um alto preço a se pagar pela liberdade.